Em ação contra o uso de robôs, Twitter suspende contas

As suspensões são temporárias desde que os usuários confirmem não se tratarem de robôs

Daniel Adjuto
Por Daniel Adjuto, CNN  
14 de junho de 2021 às 17:26 | Atualizado 14 de junho de 2021 às 17:33
Aplicativo do Twitter
A ação faz parte de um trabalho regular antirrobôs e spam na plataforma
Foto: Mike Blake/Reuters (22.jul.2019)

O Twitter suspendeu temporariamente milhares de contas na rede social em todo o mundo nesta segunda-feira (14). A ação faz parte de um trabalho regular contra o uso de robôs e spam na plataforma. As suspensões são temporárias desde que os usuários confirmem não se tratarem de robôs.

Nesta primeira etapa, o Twitter solicita aos donos das contas que confirmem dados como senha ou número de celular, uma forma de comprovar que o perfil não é automatizado, mas controlado por uma pessoa. Caso essa etapa de verificação não seja concluída, as contas são excluídas definitivamente.

“Até que cumpram essa etapa de confirmação, as contas ficam temporariamente desabilitadas, com funcionalidades limitadas, e deixam de entrar no cálculo para contagem de seguidores. Isso significa que esse número pode oscilar quando fazemos essas checagens regulares globalmente”, explicou a plataforma.

Repercussão entre brasileiros

Políticos foram às redes sociais reclamar da perda de seguidores. A deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) publicou que ter perdeu 12 mil seguidores.

Nomes ligados à esquerda também notaram a diferença no número de seguidores. A professora universitária Lola Aronovitch disse ter 400 seguidores a menos.